O repositório digital E-Quilombo surgiu diante da necessidade de atender um dos propósitos do “Projeto Quilombos no Brasil Escravista – Uma História Documental”, aprovado na Chamada Pública 40/2022 (Linha 3B – Projetos em Rede – Políticas Públicas Para o Desenvolvimento Humano e Social) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Trata-se de um Projeto coordenado pelo Professor Flávio dos Santos Gomes (UFRJ) que procura, entre outras coisas, mapear e disponibilizar digitalmente e ambientes virtuais a documentação primária produzida a respeito dos quilombos do período escravista no Brasil.
Embora independente, o E-Quilombo, criado por Igor Fonsêca de Oliveira, docente do Instituto de Humanidades e Letras do campus dos Malês e um dos pesquisadores integrantes do “Projeto Quilombos no Brasil Escravista – Uma História Documental”, surgiu, mais especialmente, para permitir o acesso de estudantes, pesquisadores e pesquisadoras de IES, docentes que atuam na Educação Básica, assim como aos moradores das comunidades remanescentes de quilombos, a documentação produzida sobre os quilombos e as populações quilombolas das capitanias e, depois, províncias da Bahia e de Sergipe Del Rey.
Em um primeiro momento, serão disponibilizados digitalmente a documentação manuscrita do Fundo “Ofícios Recebidos e Expedidos da Secretaria de Segurança Pública (SP¹)”, pertencente ao Arquivo Público do Estado de Sergipe (APES).
Todos o processo de digitalização e curadoria virtual seguiu a Resolução N° 31 de 28 de abril de 2010 do Conselho Nacional de Arquivos, a qual dispõe sobre as recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes.
No mais, espera-se que a documentação aqui disponibilizada contribua não apenas para o desenvolvimento de estudos e o conhecimento sobre a experiência quilombola e a resistência negra no Brasil, mas ainda para a consolidação de direitos e políticas públicas para as comunidades remanescentes de quilombos.