O Prince Claus Fund é uma agência financiadora, com sede na Holanda, que trabalha com arquivos e acervos que se encontram em estado de perigo. Essa Fundação já financiou diferentes projetos no Brasil. No mês de novembro de 2019, uma comitiva da Prince Claus Fund esteve em Salvador para conhecer a Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD) – uma organização civil de homens negros no Brasil, fundada em 16 de setembro de 1832 – e a outras organizações na Bahia que atuam com a organização, salvaguarda e conservação de arquivos de memória em situação de vulnerabilidade.
Mais precisamente no dia 21 de novembro de 2019, essa comitiva visitou o Centro de Estudos Afro Orientais (CEAO-UFBA), para uma reunião com a coordenação e membros da equipe técnica do Museu Afro-digital da Memória
Africana e Afro-brasileira da UFBA. Os professores Cristiane
Souza e Igor Oliveira, coordenadores do Memória Digital do Recôncavo (UNILAB), participaram à convite da reunião com o objetivo de apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2015 nos municípios do Recôncavo Baiano e discutir possibilidades de parcerias e apoio a partir da aderência as linhas de atuação da Fundação, assim como estreitar os laços com o Museu Afro-digital.
