Prática como Componente Curricular

As fontes são ferramentas fundamentais do historiador e da historiadora, e os arquivos constituem parte de seu laboratório de investigação. Um dos sabores da prática historiadora consiste no manuseio dos documentos, a descoberta de uma fonte e as perguntas que são colocadas a esses vestígios deixados no tempo… O achado de um registro descortina a possibilidade de interpretação do passado e a investigação sobre um objeto nos coloca na aventura deliciosa da pesquisa, onde, por vezes, adentramos universos inexplorados de uma massa documental despretensiosa e prestes a ser descoberta.

Essa experiência faz parte da formação do profissional de História, e como tal integra o curso de Licenciatura da UNILAB, campus dos Malês, mais especialmente a partir do componente Laboratório de Ensino, Fontes e Métodos I.

No dia 7 de novembro de 2019, alunos e alunas matriculados nessa disciplina, ministrada pela docente Clícea Miranda, realizaram uma visita de campo ao Convento Santo Antônio, em São Francisco do Conde, para conhecer o acervo documental dessa Instituição, o qual vem sendo alvo de uma ação do projeto Mapeamento, conservação e difusão dos acervos documentais e orais do Recôncavo Baiano. Na ocasião, além de assistir à apresentação do projeto, a turma participou de oficinas de fontes e de paleografia, permitindo assim uma experiência sobre a prática de pesquisa em História para além da sala de aula.

Para além do entendimento daquele espaço como laboratório do historiador e da historiadora, o uso de máscaras e de luvas para o manuseio adequado dos documentos; a utilização de pincéis entre outros instrumentos voltados para a higienização; o conhecimento sobre materiais adequados para acondicionamento, tais como envelopes, caixas e estantes, além da identificação, catalogação e digitalização das fontes documentais ambientam alunos e alunas no universo dos arquivos e os aproxima da complexidade da gestão documental.

Após a experiência, uma das alunas relatou sua surpresa ao encontrar registros sobre a padroeira da comunidade Monte Recôncavo, da qual ela faz parte. O relato revela a importância da política de preservação que vem sendo desenvolvido pelo mencionado projeto. Além de dar acesso ao conhecimento sobre os procedimentos de organização documental, ele alinha ensino e pesquisa, proporcionando aos estudantes dos cursos de licenciaturas do campus dos Malês o reconhecimento da importância da preservação das fontes e a valorização dos arquivos locais, além de estimular a pesquisa sobre a história do Recôncavo e a cidade de São Francisco do Conde.

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